Cotação de seguros: como o corretor pode oferecer a opção ideal?

cotação de seguros
6 minutos para ler

Qualquer pessoa que tenha um bem de médio e alto valor deve se proteger contra eventuais perdas. Nesse sentido, dispor de uma boa cotação de seguros facilita o processo decisório acerca de qual seguradora escolher. É papel do corretor de seguros fornecer essas propostas e facilitar a decisão do cliente.

Neste artigo, vamos mostrar a você como um corretor de seguros pode oferecer as melhores opções aos seus clientes. Você verá dicas que, se forem seguidas à risca, podem proporcionar a formação de uma grande e rentável carteira. Por outro lado, o serviço prestado poderá ser melhor e a satisfação de quem é atendido pode ir às alturas. Confira!

O que é uma cotação de seguros?

A cotação (como é popularmente conhecida) é uma consulta de preços e condições. Ela é realizada junto às empresas que atuam na área de seguros e que protegem o patrimônio dos seus clientes. Ao realizar um processo de cotação, são verificados os custos e a assistência fornecida ao contratante do serviço.

Em linhas gerais, no momento em que se realiza uma cotação de uma proposta de seguros, analisa-se também o valor pago. No entanto, não somente isso. Condições como o valor da franquia (e se ela existe na cotação em questão), presença de serviços adicionais e (claro) as coberturas do seguro são verificadas.

De modo a obter o melhor processo de análise possível, essa cotação pode ser feita junto a um corretor de seguros. Por meio de suas habilidades, tem-se uma verificação mais criteriosa das propostas oferecidas no momento. A indicação do produto mais adequado ao perfil de cada cliente com relação à capacidade financeira pode ser feita por esse profissional.

Quais as dicas para um corretor oferecer a melhor proposta?

Para que um corretor possa atender aos seus clientes e possíveis interessados da melhor forma possível, é indicado que siga algumas dicas profissionais. Essas indicações são apresentadas e explicadas, a seguir.

Utilizar um sistema de cotação de seguros

Não é nada indicado consultar individualmente cada seguradora disponível na corretora de seguros quando da elaboração de uma proposta comercial. Isso leva bastante tempo, cansa o cliente (que pode desistir da contratação) e causa perda de produtividade.

Na intenção de tornar o trabalho mais dinâmico, é muito recomendável trabalhar com um sistema de cotações. A automação dessa parte do trabalho traz ganho de eficiência e melhor atendimento ao cliente. Assim, mais tempo do dia do corretor é liberado para outras atividades.

Ofertar o plano mais adequado possível

A máxima de “conheça seu cliente” também vale para o ofício de corretor de seguros. Nesse sentido, o ideal é oferecer sempre uma proposta de seguros que esteja alinhada aos interesses e à capacidade financeira de cada pessoa.

Diante da grande oferta de coberturas que as várias seguradoras oferecem, fica fácil rechear uma proposta comercial com muitas garantias. No entanto, isso pode inflar demasiadamente o prêmio pago pelo cliente.

Além disso, nem sempre essas coberturas são necessárias. Portanto, o recomendável é ofertar uma proposta financeiramente adequada e que atenda às reais necessidades de cada caso.

Manter um bom relacionamento com os clientes

Clientes bem atendidos são extremamente propensos a realizar novos negócios com a mesma empresa. Para que isso ocorra, é essencial investir tempo e dedicação na construção de bons relacionamentos com a clientela. Escuta ativa, real interesse nas necessidades do proponente e atendimento ágil e eficiente são maneiras de atingir esse objetivo.

Ao longo do tempo, esse relacionamento tende a ser solidificado. Com isso, novas contratações, certamente, surgirão. Elas virão tanto do cliente bem atendido (quando da aquisição de um novo bem) como das indicações, que serão frutos de um bom atendimento realizado.

Praticar a inovação como diferencial

O mercado de seguros é bastante vasto, o que implica dizer que uma corretora tem vários concorrentes naturais. Para se diferenciar dos demais, ter a inovação como guia pode trazer ótimos resultados operacionais, o que pode ocorrer de vários modos.

Desde um horário diferenciado de atendimento (com a prática de plantões) até, principalmente, o investimento em novas tecnologias. Aplicar recursos financeiros na expansão da base tecnológica da empresa significa tornar o negócio mais competitivo e, por conseguinte, estar à frente da concorrência na prestação do melhor serviço.

Investir em qualificação profissional

O mercado é dinâmico demais, e não procurar constante melhora em relação aos conhecimentos pode significar ser ultrapassado. O constante aprendizado deve fazer parte da rotina de um corretor competente e que presta o melhor serviço possível.

Essa atualização pode ser dar por meio de cursos rápidos ou especializações específicas em determinada subárea. Existem boas escolas no mercado de seguros, e com a facilidade do ensino à distância, não há desculpas para não estudar.

A iniciativa própria também conta muito. Para isso, consumir literaturas sobre a área do mercado de seguros e resseguros por conta própria é ideal.

Verificar a solidez da corretora no mercado

Para oferecer um serviço que possa realmente atender com satisfação à necessidade dos clientes, deve-se contar com bons parceiros de trabalho. Para um corretor, isso significa ter em sua careira as melhores seguradoras disponíveis no mercado. Dessa forma, vale conhecer bem a reputação de todas elas.

Assim, pode-se fazer a melhor escolha para compor o portfólio da corretora. Conferir o quão sólida é a seguradora, seu histórico de pagamento de sinistros ou de judicialização conta muito na escolha da formação dessa parceria. Prestar atenção a esse ponto é determinante para poder ofertar a melhor proposta aos clientes.

Oferecer a melhor cotação de seguros para a carteira de clientes é o caminho certo para ter uma profissão de sucesso nesse segmento. A adoção das medidas listadas neste artigo, certamente, favorece o fechamento de mais negócios e a consequente construção de parcerias duradouras.

Buscar a melhor orientação nesse processo é mais importante ainda. Nesse sentido, a ENS oferece a melhor formação do mercado para corretores de seguros. Gostou do artigo? Entre em contato para conhecer nosso método educacional e verificar de que forma podemos oferecer a melhor formação para profissionais da área de seguros!

Você também pode gostar

Deixe um comentário