Conheça os hábitos de pessoas bem-sucedidas e mude sua rotina

hábitos de pessoas bem sucedidas
6 minutos para ler

Avaliar os hábitos de pessoas bem-sucedidas é uma boa prática para quem busca crescimento na carreira e a realização pessoal e profissional. Eles são formados desde a infância e influenciados por diversos fatores familiares, sociais e culturais, mas isso não significa que precisamos ficar presos a eles.

Quanto maior a nossa capacidade em lapidar o nosso comportamento, fortalecendo os hábitos saudáveis e eliminando os que nos atrasam, mais fácil fica para construir uma trajetória de sucesso.

Além disso, o nosso processo de aprendizagem fica mais eficiente quando adotamos bons hábitos, que favorecem profundamente nossa qualidade de vida, tanto do aspecto emocional quanto do financeiro. Com o tempo, os hábitos ficam mais fortes. Então, o melhor é começar imediatamente a lapidá-los, enquanto é mais fácil. Entenda como nos próximos tópicos!

Elas se comprometem com seus objetivos

Pessoas bem-sucedidas definem os seus objetivos, estipulam metas e são comprometidas em alcançá-las continuamente. Para isso, se preocupam com o desenvolvimento e a aplicação do melhor método para aumentar a produtividade e a qualidade das tarefas que executam.

Normalmente, esse compromisso vai além do que os outros esperam, pois ele é muito mais forte quando é condicionado por um propósito, que é, basicamente, o motivo que nos faz acordar dispostos, motivados e determinados.

Elas se preocupam com autoconhecimento

O autoconhecimento é outro fator determinante para que possamos administrar os nossos hábitos. Por mais que possamos entender o processo ao observar hábitos de pessoas de sucesso, a transformação só pode acontecer no nosso íntimo.

Sendo assim, o autoconhecimento envolve uma certa capacidade de agir como expectadores da nossa própria vida, observando como reagimos, o que nos motiva, o que nos desanima e o que é preciso melhorar.

Além disso, o autoconhecimento também é fundamental para definir o que é o sucesso. Alguns querem empreender negócios inovadores, que possam se tornar organizações bilionárias, e outros querem conforto para viver uma vida tranquila. Sem autoconhecimento, essa definição pode ser influenciada pelo que os outros desejam.

Elas analisam bem suas habilidades e competências

De forma mais objetiva, o autoconhecimento depende de uma análise apurada e sistêmica das nossas habilidades e competências. Afinal, ao seguir as duas dicas anteriores, definimos objetivos e avaliamos o que pode nos impulsionar, mas fica faltando desenvolver nossas capacidades para buscar o que desejamos.

Um bom mapeamento de competências vai ajudar você com isso. Só não esqueça de considerar as habilidades do profissional do futuro, que prometem mudar a forma como lidamos com a nossa rotina de trabalho.

Elas investem em desenvolvimento pessoal

Depois de analisar pontos fracos e fortes pessoais, será preciso investir no desenvolvimento contínuo das habilidades desejadas. Para tanto, o ideal é que você parta de um planejamento de desenvolvimento, que fica fácil com as informações que você levantou nas etapas passadas.

Para pensar sobre isso, considere que esse desenvolvimento precisa ser contínuo, pois o conhecimento é agregado aos poucos e, com o tempo, de modo mais consolidado e prático. Ainda assim, a ideia de que o desenvolvimento é um processo linear e cronológico deve ser questionada, ou seja, deve-se pensar nele como o surfar de uma onda, com altos e baixos, não como uma escada que subimos em uma única direção.

Essa observação é importante para perceber que as pessoas de sucesso também erram. Algumas delas cometem grandes erros inclusive. No entanto, elas demonstram grande capacidade de aprender com os problemas que enfrentam.

Desse ponto de vista, você não deve se frustrar com enganos e tropeços, nem se culpar com a dificuldade de se livrar de um ou outro hábito que é forte em você. Isso não vai ajudar. Troque toda eventual culpa por motivação para tentar mais uma vez.

Elas usam seus recursos com responsabilidade

hábitos de pessoas bem sucedidas

Todos os recursos que você tem são o ponto de partida para o seu sucesso ao longo do tempo. Por isso, a sua capacidade de aplicá-los de forma otimizada vai fazer grande diferença no resultado. Gastar demais com itens supérfluos, enquanto adia um curso importante por causa do custo, por exemplo, não é o tipo de hábito que ajuda.

Isso não significa que você deva ser um escravo do seu desenvolvimento ao ponto de renunciar a tudo o que o diverte e satisfaz, pois isso também é importante para manter nossa cabeça em ordem.

Mas é preciso ter equilíbrio e habilidade ao cuidar e controlar das finanças e qualquer recurso disponível. Quanto maior e melhor for o seu controle financeiro, mais fácil será tomar decisões melhores, que permitam aproveitar o que você tem à sua disposição.

Elas focam em seus fatores socioemocionais

Como já adiantamos no tópico anterior, as questões emocionais e sociais também importam. Aliás, boa parte do nosso aprendizado depende do outro, pois o ser humano é um animal social. Muitas vezes, as pessoas à nossa volta funcionam como um espelho de nós mesmos, demonstrando comportamentos que temos também, mas que não nos damos conta.

O que queremos dizer é que pessoas bem-sucedidas costumam ter grande consciência sobre como vivem seus relacionamentos sociais e como reagem emocionalmente aos mais diversos aspectos. Conheça, trabalhe e desenvolva o máximo que puder de sua inteligência emocional.

Elas desenvolvem seu espírito de liderança

A liderança não é importante apenas para quem quer comandar um negócio, mas também para trabalhar em equipe e para se deixar liderar. O tempo todo, a sua carreira exigirá sua participação em grupos de trabalho, execução de projetos e implantação de novas práticas, o que exige a capacidade de união em torno de um propósito em comum.

As relações de trabalho e da vida sempre dependerão dos outros em alguma medida, mas elas só funcionam com sinergia se puderem contar com uma liderança forte, que deixe claro que há um objetivo em comum que precisa do engajamento de todos.

Para concluir nossa reflexão sobre os hábitos de pessoas bem-sucedidas, vamos deixar uma última dica, muito usada em programas de desenvolvimento de performance, que é o pensamento base zero. Para simplificar, o método consiste em considerar que partimos do zero, independentemente de erros e experiências frustradas passadas, na busca da tomada de decisões racionais para o futuro.

No que depender de nós, você pode contar sempre com nossas dicas. Para ter acesso fácil a elas, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

Você também pode gostar

Deixe um comentário