Confira 5 dicas de como atingir as suas metas de vendas!

meta de vendas
6 minutos para ler

Bater as metas de vendas pode ser bastante difícil em alguns momentos, especialmente nas crises mais críticas. Nessas situações, é fundamental manter a atenção nas inovações, tendências e mudanças mais marcantes.

Afinal, as pessoas não deixam de ter necessidades e problemas mesmo nas crises. Na maioria dos casos, a demanda por soluções até aumenta. O que muda é, justamente, o fato de que a realidade impõe outras prioridades, o que exige mais ainda de cada líder e colaborador.

Em tal contexto, o que pode ser feito? Bem, não há solução mágica. O único modo é seguir as dicas abaixo. Confira!

1. Faça um planejamento

Tudo começa com a definição do caminho que você precisa seguir para alcançar as metas. O planejamento serve para descrever esse trajeto, considerando as várias estratégias que pretende aplicar. Ele começa com uma pesquisa sobre como o cliente compra e age, buscando identificar os problemas dele.

Por exemplo, se você vende seguros online e os clientes abandonam o carrinho de compras com muita frequência, pode ser que algo não esteja funcionando no site. Ao mesmo tempo, alguns clientes podem estar com dificuldade de se lembrar dos prazos de renovação ou com outro problema que, se você ajudar a resolver, vai colocá-lo em vantagem para fechar o negócio.

Mas o planejamento também envolve números. Por exemplo, se há uma certa quantidade de segurados em sua carteira, que precisarão renovar suas apólices nas próximas semanas, pode contar com ao menos uma parte desses negócios. Isso precisa ser calculado para compor sua estratégia de renovação.

Outra opção pode ser a de aumentar a produtividade investindo em um sistema que automatize parte do seu trabalho, como o multicálculo. Com mais clientes sendo atendidos todos os dias, você consegue ter uma estimativa de crescimento, proporcional ao seu índice de conversão atual.

Ao final dessa elaboração, o importante é que a soma de crescimento de todas as estratégias do seu plano garanta o cumprimento das metas com alguma margem de erro. Além disso, faça sempre um plano B, que, basicamente, é a inclusão de estratégias adicionais, considerando a possibilidade de que alguma das que escolheu não funcione do modo esperado.

2. Defina métricas de acompanhamento

Perseguir metas anuais não costuma funcionar muito bem, pois você nunca sabe o que precisa realizar em um dia para, no final do período, alcançar a meta desejada. Por isso, o ideal é dividi-las em intervalos curtos, preferencialmente diários, de forma a poder mensurar se as metas estão sendo cumpridas ou se você está acumulando saldos negativos e deve apertar o passo.

Além de acompanhar o seu desempenho nas metas, as métricas também informam muitos detalhes úteis, como o tempo médio do ciclo de vendas, que é o período desde o primeiro contato até o fechamento. Se ele estiver muito longo, você pode pensar em estratégias para encurtá-lo, aumentando as vendas. Ou seja, as métricas são ótimas para identificar os pontos fracos e resolvê-los.

3. Tenha foco

meta de vendas

Clientes melhor qualificados têm maior potencial de fechar negócio. Por isso, você precisa direcionar suas ações para eles, buscando elevar o seu índice de conversão. Antigamente, a regra era vender para todo mundo, independentemente da necessidade de cada um, mas isso mudou.

Um cliente com problemas financeiros, por exemplo, pode desejar muito um produto, contudo, é mais difícil para ele fechar negócio. Obviamente, isso não significa que deva ser maltratado ou negligenciado, mas sim que você não pode focar nele.

Para que você consiga concentrar seu foco, é fundamental ouvir muito o cliente e traçar um perfil de cada prospect, isso que vai permitir identificar o perfil ideal e atrai-lo. Funciona mais ou menos como o cálculo de um seguro.

Se uma determinada faixa etária é mais sujeita a acidentes de trânsito, por exemplo, o seguro fica mais caro para ela, ou seja, da mesma maneira que, com base em uma característica demográfica (a idade), o atuário reconhece um perfil de maior risco, o vendedor também pode estabelecer aquele com mais potencial de fechar negócios.

4. Use a tecnologia

Já foi o tempo em que a tecnologia era fria e não contribuía com as metas. Atualmente, ela é muito mais humanizada, intuitiva e bem-aceita pelos consumidores. Por meio de ferramentas tecnológicas, eles têm mais autonomia na procura por informações sobre produtos e serviços, além de acesso a diversas soluções que facilitam suas vidas.

De sistemas de atendimento automatizado, que direcionam o cliente para quem pode resolver o problema dele, até plataformas digitais para venda online, há uma infinidade de artifícios que automatizam o atendimento e a comunicação, permitindo, por exemplo, o envio automático de lembretes e avisos por e-mails, aplicativos de mensagens e SMS.

Livre de ocupar o tempo com essas tarefas burocráticas, repetitivas e trabalhosas, o vendedor consegue focar mais na estratégia e passa mais tempo olho no olho com o cliente, negociando. Por isso, o aumento de produtividade é muito grande. Isso significa que apenas com o uso da automação, a simples implantação de boas soluções tecnológicas já vai ajudar com as metas.

Contudo, é quando tais tecnologias são usadas pensando em melhorar a experiência do cliente, entregando um valor superior para ele, que a contribuição é mais expressiva, seja a curto, seja a longo prazo, pois experiências positivas fidelizam os clientes e aumentam a conversão das renovações.

5. Invista em capacitação

Um bom profissional de vendas é: um pouco psicólogo, porque precisa entender as pessoas; um pouco advogado, para saber argumentar; um pouco ator, para representar uma personalidade agradável a perfis diferentes de pessoas sem parecer falso; e, no caso da venda de seguros, um especialista em proteção, nas regras legais e das seguradoras.

Sem buscar capacitação constante, fica muito difícil desenvolver todas as habilidades necessárias para atuar com uma abordagem consultiva. Por isso, o ideal é que você desenvolva um plano pessoal que inclua o investimento periódico em capacitação.

Por isso, concluímos com um último recado para você: nunca esqueça que o seu aprimoramento profissional é algo que ninguém pode tirar de você, porque se torna parte de quem a pessoa é. No final de tudo, é essa capacidade o bem mais valioso e produtivo para alcançar as metas de vendas. Invista sempre em você!

Agora, aproveite para acessar e seguir nossa página no Facebook. Vai sempre encontrar boas dicas por lá!

Você também pode gostar

Um comentário em “Confira 5 dicas de como atingir as suas metas de vendas!

Deixe um comentário