Está em dúvida de qual carreira seguir? Veja as mais promissoras!

qual carreira seguir
7 minutos para ler

O momento de escolha sobre qual carreira seguir pode impor muita pressão e, provavelmente, será cheio de incerteza. Se já era assim em períodos mais estáveis, nos quais era possível programar a vida profissional desde quando se é jovem, na atualidade a tensão é muito maior.

Até mesmo o governo, que sempre ofereceu oportunidades bem remuneradas e seguras, discute uma reforma administrativa que causa grande incerteza. Além disso, a chamada Revolução Industrial 4.0 promete acabar com a maioria das carreiras da atualidade, adotando automação e inteligência artificial para executar várias tarefas que fazemos no dia a dia.

É como se preparar para um mundo que não conhecemos. Por isso, foi um grande desafio escrever este post para você, mas encontramos um modo de encarar a situação que certamente vai ajudar. Pronto? Então confira!

Como escolher qual carreira você quer seguir?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que não precisa ser uma carreira definitiva. Ao mesmo tempo em que você deve considerar tendências que apontam para mudanças de rumo mais frequentes durante a carreira, isso oferece a você a opção de experimentar alternativas.

Se elas tiverem relação complementar, investir em conhecimento vai gerar um aprendizado que será aproveitado. Também, você pode contar com várias modalidades de formação mais rápidas do que os cursos acadêmicos tradicionais, além de atividades complementares, como aprendizado de outro idioma.

Eles oferecem a teoria e ajudam com a prática de atividades que você pode começar a exercer rapidamente. Se partir dessa visão, um pouco da tensão da escolha já será eliminado, o que é muito bom.

Avalie o seu perfil

Além disso, pense também sobre o que se encaixa no seu perfil, no sentido do que pode ser mais motivador, realizador, prazeroso e gratificante para você. Muitos dizem que trabalhar com algo que faz bem ajuda no sucesso, mas é muito mais do que isso: faz parte dele.

Ou seja, o seu perfil define o que é sucesso para você e não de acordo com um padrão estabelecido, como se todos nós fossemos iguais, com os mesmos desejos e ambições. Há quem queira um grande sucesso financeiro, como também existem pessoas mais interessadas em uma vida simples e saudável. Ir contra esses anseios não costuma funcionar muito bem.

Conheça as suas habilidades

Obviamente, não são apenas as suas vontades que importam. Ser um grande jogador de futebol exige certas habilidades que nem todos nós temos. Isso não quer dizer que você esteja preso a uma lista de 10 coisas que são viáveis para você, nem que não possa enfrentar um desafio maior, buscando superar eventuais limitações.

Se você decidir fazer isso, o caminho provavelmente será mais longo e exigirá mais esforço, mas o que de verdade impede algo em nossas vidas é dizer para nós mesmos que não podemos. O que você precisa é ter consciência de suas habilidades e limitações, pois é isso que vai garantir sua condição de superação.

Ao mesmo tempo, algumas características, como saber trabalhar em equipe, são exigíveis para a maioria das profissões.

Veja como é o mercado de trabalho

Por fim, você precisará considerar os aspectos úteis e práticos de uma e outra carreira. Novamente, isso não significa que você não possa escolher uma opção com um salário médio mais baixo e menos oportunidades, por exemplo. No final, é apenas uma questão de buscar equilibrar esses 3 aspectos que citamos até aqui: seus desejos, suas habilidades e as oportunidades que o mercado oferece.

Ao mesmo tempo, considere que algumas carreiras tendem a simplesmente deixar de existir, como muitas das atividades repetitivas de lançamentos contábeis, por exemplo. No segmento de seguros, já é inviável manter uma pessoa exclusivamente para fazer cotações em uma corretora, pois isso pode ser automatizado.

Pesquise o dia a dia da profissão

Outro ponto fundamental é conhecer a prática de cada profissão. Por exemplo, pode parecer muito estimulante atuar como médico em salvamentos de emergência em uma rodovia ao lado de uma praia paradisíaca, morando em um lugar lindo e salvando vidas diariamente. Ao mesmo tempo, mesmo quem tem vocação para a medicina pode preferir atender os pacientes depois que eles chegam estabilizados no hospital, com uma rotina considerada mais tranquila.

Quais são as carreiras mais promissoras?

Outro detalhe muito importante é que você precisa olhar para as carreiras de uma perspectiva ampla. O trabalho com cálculos atuariais, por exemplo, vai cada vez mais contar com o uso da inteligência artificial, para filtrar e compilar dados. Por isso, o atuário precisará desenvolver habilidades e conhecimentos para dominar as novas tecnologias.

Isso significa que as carreiras do futuro serão diferentes e que a tecnologia estará muito presente em cada uma delas. O nível de precisão em previsões diversas será muito maior, os processos serão mais digitalizados, transparentes e compartilhados.

Tecnólogo em gestão de seguros

qual carreira seguir

As modalidades de curso técnico ou tecnólogo oferecem a possibilidade de formação em um período mais curto, com conteúdo mais prático e, normalmente, com o objetivo de preencher rapidamente uma lacuna do mercado de trabalho.

Contudo, a maioria oferece a possibilidade de atuação mais restrita em uma área específica. Por exemplo, no lugar de estudar todas as disciplinas da administração, existem alternativas como a gestão de vendas ou de logística.

A graduação tecnológica em gestão de seguros é uma das poucas que oferece uma atuação mais abrangente. Isso é fundamental em momentos de grandes mudanças, nos quais os riscos aumentam, permitindo:

  • análise de tendências e estatísticas;
  • criação de tabelas de probabilidade e previsão de riscos;
  • formação de valores de venda;
  • gestão de equipes comerciais e técnicas;
  • formulação de estratégias de diminuição de riscos;
  • execução de cálculos para desenvolver planos de seguro;
  • análise de propostas de seguros;
  • laudos de inspeção;
  • controle de emissão de endossos de apólices.

Cientista de dados

O cientista de dados é um profissional altamente requisitado pelo mercado e que pode atuar em áreas diversas. Afinal, todos os segmentos de negócio precisam analisar dados, buscando atender às necessidades dos clientes, elaborar estratégias, diagnósticos e assim por diante.

Considere que, basicamente, a transformação digital pela qual estamos passando é muito mais sobre como usamos os dados, do que sobre a simples adoção de tecnologia. Para buscar se diferenciar da concorrência, as empresas precisam entregar um valor superior para o cliente e, para isso, precisam conhecer profundamente os hábitos, comportamentos e problemas, que ele precisa de ajuda para resolver.

Ao planejar sua carreira, considere ao menos um curso rápido de formação prática nesse tema. Afinal, independentemente da profissão que escolher, é certo que você precisará trabalhar com dados.

Profissional de segurança de dados

As novas tecnologias podem ser usadas para o bem e para o mal. Imagine um vírus de computador com inteligência artificial, por exemplo, com capacidade de se adaptar e aprender a driblar os antivírus.

Os dados são cada vez mais preciosos e a privacidade cada vez mais valorizada. Por isso, garantir a segurança tem sido uma importante missão para as empresas e uma exigência dos governos, que criam obrigações e punições para as marcas que deixarem vazar dados ou usarem-nos sem autorização.

Apesar dessas dicas, é provável que você ainda não saiba qual carreira seguir. Por isso, vamos concluir lembrando os pontos que você deve considerar para chegar nessa resposta, que são: aceite a tendência de mudanças durante a carreira, avalie o seu perfil, conheça suas habilidades, relacione as condições do mercado, conheça e viva o dia a dia da profissão pretendida e equilibre os aspectos levantados.

Ficou alguma dúvida? Gostaria de fazer uma observação? Deixe o seu comentário e vamos interagir sobre as suas possibilidades de carreira!

Você também pode gostar

Deixe um comentário